Sistemas de controle programáveis para a automação (PLC e PAC)
Conduz operações mais inteligentes e eficientes em todo o seu ambiente industrial com soluções de controle escaláveis.
As mudanças industriais são rápidas e implacáveis. Para manter suas operações automatizadas flexíveis, escaláveis e acessíveis, sistemas de controle modernos com comunicação segura são essenciais. As soluções de PAC da Emerson desenvolvem e expandem recursos de PLC e oferecem um novo nível de controle e inteligência para edge industrial, enquanto otimizam suas operações, maximizam a produtividade, minimizam o tempo de inatividade e garantem competitividade futura.
Os engenheiros da Emerson são especialistas em automação de fábrica que ajudam nossos clientes a resolver seus desafios mais complicados e alcançar suas metas mais ambiciosas aplicando soluções abrangentes e inovadoras do chão à nuvem. Você pode retirar o valor máximo combinando nossas soluções de hardware e software: podemos mover dados de nossos sensores e dispositivos para uma nuvem local ou remota, onde fornecem informações valiosas sobre o desempenho de máquinas e processos e melhoram diretamente a produtividade, sustentabilidade e segurança. Juntos, protegemos suas operações de ficarem ultrapassadas ao resolver seus desafios de automação mais difíceis hoje.
Perguntas frequentes sobre PLCs e PACs
Um controlador lógico programável (PLC) é um computador projetado para controlar processos, normalmente em aplicações industriais automatizadas. É possível controlar uma variedade de máquinas ou processos que contribuem para o funcionamento regular de linhas de montagem, usinas de energia, aplicações de fabricação e embalagem, entre muitas outras.
Os elementos básicos de um PLC são uma unidade de processamento central (CPU) e módulos de entrada e saída separados. Ele recebe a entrada de sensores e outros dispositivos que medem as condições no ambiente industrial e envia saídas que mantêm ou alteram o controle de sistemas de válvulas, motores, reguladores, atuadores e outros componentes da aplicação. São programáveis, normalmente com lógica ladder, embora outras línguas de programação possam ser usadas.
Um controlador de automação programável (PAC) é semelhante a um PLC, pois também controla processos industriais em muitas aplicações e indústrias. Sua arquitetura de design normalmente é mais integrada do que a dos PLC.
Os PACs oferecem uma ampla gama de opções de programação e conectividade. Os operadores podem usar idiomas de programação de alto nível que podem expandir as opções de controle e capacidade de resposta para alterar os requisitos da aplicação. Eles também dão suporte a PROFINET, OPC UA, Modbus, Ethernet/IP e outros protocolos que agora são comuns aos sistemas de controle industrial, o que pode facilitar a integração com HMIs, sistemas SCADA, análises e outras camadas do stack tecnológico.
Em geral, os PACs podem oferecer recursos mais avançados do que os PLCs e incorporar mais funcionalidade de um PC moderno dentro de um computador industrial. PLCs e PACs tornaram-se mais complexos e capazes de processar muitas entradas e controlar sistemas cada vez mais complexos.
Normalmente, os PACs são considerados mais fáceis de programar e configurar graças à sua arquitetura unificada, cadeia de ferramentas única, maior flexibilidade e recursos de rede mais avançados. Eles também suportam sistemas de automação avançados que podem precisar escalar e incluir sistemas de automação mais robustos. Os PLCs continuam a ser uma opção viável para muitos sistemas de controle, especialmente aqueles com menos componentes e arquitetura menos complexa.